FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 10 de março de 2013

Igreja do século XVII sofre com má conservação em Itaboraí


Igreja do século XVII sofre com má conservação em Itaboraí

  • Paredes estão com infiltrações, e uma árvore cresce na torre principal
  • Imóvel já tem projeto de restauração pronto
Leonardo Gorges, com a leitora Yanae Saldanha de Moraes 
Publicado:
Atualizado:

Igreja é tombada pelo Iphan desde a década de 1970 -
Foto: Foto da leitora Yanae Saldanha de Moraes / Eu-Repórter
Igreja é tombada pelo Iphan desde a década de 1970 -Foto da leitora Yanae Saldanha de Moraes / Eu-Repórter
RIO - Um dos principais patrimônios de Itaboraí pede socorro. Construída no século XVII, a Paróquia São João Batista, no Centro, sofre com a falta de conservação, que deixa marcas dentro e fora da arquitetura colonial. Quem passeia pela principal praça da cidade, na Região Metropolitana do Rio, pode ver uma árvore crescendo ao lado da torre principal.
Andar pelo interior da Igreja Matriz do município também reserva algumas surpresas desagradáveis. As paredes estão tomadas por infiltrações e mofo, e algumas imagens sagradas tiveram de ser retiradas, pois os suportes de madeira estavam destruídos devido à ação de cupins. As más condições deixam os fiéis apreensivos, preocupados com a segurança no local, onde continuam sendo celebradas as missas.
— O pior de tudo é ver que ninguém toma iniciativa para recuperá-la. A Igreja é um patrimônio histórico muito importante da nossa cidade, que se desenvolveu ao redor da construção — conta a leitora Yanae Saldanha de Moraes.
O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan) desde a década de 1970. De acordo com a Prefeitura de Itaboraí, uma reforma teria de ser feita pelo órgão federal, que já fez uma licitação para um projeto executivo, que servirá de base para a restauração. O Iphan confirma a informação e diz que o projeto de recuperação e conservação já está pronto.
De acordo com o instituto, o trabalho foi entregue nesta quarta-feira e as obras já estariam autorizadas. A responsabilidade pela coleta de recursos, no entanto, é do proprietário. Segundo a assessoria do órgão, “o Iphan só disponibiliza recursos no caso de comprovada impossibilidade financeira por parte do proprietário”.
O Eu-Repórter tentou entrar em contato com os responsáveis pela igreja ao longo da semana, mas não obteve retorno das ligações.


Nenhum comentário: